VIDAS PRETAS IMPORTAM!

 


O Dia Nacional da Consciência Negra  é
celebrado em 20 de novembro no Brasil e é
dedicado à reflexão sobre a inserção
A semana dentro da qual está esse dia recebe
o nome de Semana da Consciência Negra. 

A data foi escolhida por coincidir com o dia 
da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia
da Consciência Negra é uma data para se
lembrar da resistência do negro à escravidão
de forma geral, desde o primeiro transporte
de africanos para o solo brasileiro (1549). 

O dia é celebrado desde a década de 1960,
embora só tenha ampliado seus eventos nos
últimos anos.
  1. Ir para cima LEI Nº 12.519, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011.. República Federativa do Brasil. Página visitada em 13 de Setembro de 2013.

CINE SOCIOAMBIENTAL ARAÇÁ MIRIM NAS COMUNIDADES RURAIS DA CHAPADA DIAMANTINA


O Instituto Araçá Mirim vem realizando Mostra de Vídeo Socioambiental em comunidades rurais em torno do Parque Nacional da Chapada Diamantina, com o objetivo de levar informação, cultura e lazer aqueles assentados da agricultura familiar, quilombolas, comunidades de fundo de pasto e moradores dentro de unidades de conservações ambientais como a APA - Marimbus Iraquara e o Parque Nacional da Chapada Diamantina. 

A iniciativa vem rodando o Território da Chapada Diamantina, uma vez a cada mês com parceria do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, escritório do Parna Chapada DiamantinaCada Encontro prevê duas mostras de vídeo, uma infanto juvenil e outra com temas socioambientais para a comunidade em geral, sempre acompanhadas de um bate papo com a comunidade e levantamento de aspectos e suas necessidades para futuros projetos e iniciativas. 

Este Projeto teve apoio do Ministério da Cultura e Programa + Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Em 29 de setembro de 2013 foi realizando o Encontro no assentamento Rosely Nunes, no município de Itaetê - Bahia, com a presença da comunidade em geral, agricultores, crianças e adolescentes, jovens e a participação fundamental da Brigada de Combate a Incêndios Florestais do Assentamento. Os brigadistas fizeram uma articulação especial antes e durante o acontecimento do

encontro que foi realizado dentro da sede da Agrovila do assentamento. Em 08 de novembro de 2013, foi realizado o Encontro no povoado do Tejuco, aos pés da Serra do Sincorá, município de Palmeiras, Bahia.

Contamos com a presença da comunidade em geral, idosos, muitas crianças, mães amamentando, adolescentes e jovens. O Encontro foi realizado na rua central do povoado, e contou com a participação fundamental da escola municipal local. 


Para este ano ainda está previsto o Encontro no povoado do Pau Ferrado, distrito município de Ibicoara, Bahia. O Instituto Araçá Mirim realizará 06 Encontros por ano, sendo 03 apresentações por semestre, com parceria do ICMBio, Parna Chapada Diamantina, poderemos levar esta iniciativa ao maior número possível de comunidades, com informação, cultura e lazer.

TEMPORADAS DE LEITURAS


Aconteceu no Território Chapada Diamantina entre os dias 02 a 15 de novembro de 2013, nas zonas rurais e urbanas dos municípios de Lençóis e Mucugê, o Projeto Temporada das Leituras

A iniciativa destes Contadores e Cantadores de Estórias realizou atividades lúdicas, educacionais e recreativas com mais de 300 crianças das séries iniciais do ensino fundamental.

Juntos o grupo proporcionou momentos de interação com a leitura do livro, utilizando técnicas teatrais onde o envolvido percebe na ferramenta do livro, um mecanismo vivo e prazeroso de ser consultado, além de serem estimulados com temas geradores a construir  os seus próprios livros que viram estórias contadas também.
 

HOJE É O DIA DA CHAPADA DIAMANTINA - 11 de Abril

 A Chapada Diamantina não é só meio ambiente, é comunidade também! A LEI Nº 13.739 criada em  05 de julho 2017 institui, no calendário ofici...