HISTÓRIA

Marília Nascimento - Coordenadora Pedagogica
"Pra começo de história,
peço a benção aos mais velhos,
que nos deu sabedoria, 
pra brincar com estes versos,
que eu deixo aos seus cuidados,
como guias do universo.
Pra cuidar da mãe terra,
é preciso dedicação,
muito amor, muito respeito,
Salomão e Társio - alunos
todos juntos dão as mãos, 
e o encanto da tua aldeia,
não é coisa sem valor,
olha a nossa história,
veja como começou.
Resistência, força, dedicação,
cada aldeia uma tribo,
todos da mesma nação,
cada um com sua cultura,
cada qual com sua história,
e o que somos hoje juntos,
somos a grande nação".
Marília Nascimento  Fundadora
  
O Instituto Araçá Mirim, fundado em dezembro de 2006, pessoa jurídica de direito privado, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, de caráter assistencial, social e cultural, isenta de qualquer preconceito ou discriminações seja de raça, credo religioso, cor ou política, quer em suas atividades, quer entre os componentes de seu quadro associativo, que tem como objetivo principal construir políticas de incentivo à educação através da arte, cultura, esporte, turismo e conservação do meio ambiente. 
Centro Digital de Cidadania
O Instituto atua na cidade de Lençóis e no Território da Chapada Diamantina com políticas públicas voltadas para educação, meio ambiente e cultura. O Instituto Araçá Mirim, utilidade pública estadual, sob Lei 11.455 de 24 de março de 2009 da Bahia, ganha projeção nacional ao ser vencedor do Prêmio ARede 2010 na modalidade Terceiro Setor dentro da categoria Sustentabilidade e Gestão, com o Projeto Juventude Incluída, de Capacitação Profissional para jovens da comunidade de Lençóis. 

A Organização através de suas mobilizações sociais assegurou a instalação de 02 unidades de Centro Digital de Cidadania, para a cidade de Lençóis, através do Programa de Inclusão Sociodigital da Bahia e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, onde são realizados diversos cursos da Informação gratuitos à comunidade e serviços ao cidadão.
Alunos virtuais
É membro do Conselho de Juventude do Estado da Bahia e membro da Comissão Organizadora das Conferências Territoriais de Juventude da Bahia para o biênio 2011-2013. Vencedor do Prêmio Telecentros do Brasil 2011, concorrendo na categoria Inovação e Sustentabilidade, pela Associação Telecentro de Informação e Negócios - ATN e Ministério da Ciência e Tecnologia.

Entre 2006 e 2007, O Araçá Mirim atendia crianças de 02 a 05 anos com a Brinquedoteca Pedagógica, espaço lúdico e cheio de aprendizagens, onde crianças passavam meio turno brincando e aprendendo, este projeto era mantido através de taxas associativas e doações de amigos e diretores do Araçá Mirim. Além de atender adolescentes e jovens com arte e cultura através da Oficina de Teatro, onde as inteligências pessoais eram abordadas e trabalhadas com a música, a interpretação, noções de espaço e tempo, montagem de cenários com materiais reaproveitáveis, esporte educacional, xadrez e educação ambiental.

Em 2008 conseguimos captar recurso para a execução do Projeto Juventude Incluída, e entre os dois primeiros anos do Projeto, capacitamos e qualificamos 400 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos.

  •  Projeto Moda e Música em Qualquer Lugar de Salvador 
  O Instituto Araçá Mirim colaborou com o estilista soteropolitano Neném Bettone na realização de 05 eventos do Projeto Moda e Música em Qualquer Lugar de Salvador. O Projeto ocorreu na cidade de Salvador- Ba, no mês de julho de 2010, contou com o apoio financeiro da Bahiatursa, órgão oficial de turismo do Estado da Bahia. A abertura do Projeto aconteceu na Praça da Sé, centro histórico de Salvador, e contou com a presença da população local do centro histórico, turistas, comerciantes e convidados. O Projeto também passou pelos bairros de Jardim de Aláh no Parque Costa Azul, Dique do Tororó no centro da cidade, Lagoa do Abaeté em Itapuã e o encerramento no Parque Metropolitano de Pituaçú. Segundo o idealizador do Projeto, o estilista Neném Bettone, "a ação visa a inclusão social e cidadania num apelo pela paz num mesmo contexto, utilizando passarelas móveis levando moda, música e poesia à bairros periféricos de Salvador".  
  • Pipas sem Cerol - Campanha Social desde 2006
O Instituto Sócio Ambiental Araçá Mirim vem através do projeto “Campeonato
de Pipas” sensibilizando as crianças, jovens e adultos ao não uso do cerol, prática essa que vem causando acidentes em motoqueiros, ciclistas, traseuntes e nas próprias crianças em muitos lugares do país. São realizadas Oficinas de Construção das Pipas, onde doamos todo o material como linha, papel de seda, cola, tesoura, para a confecção das pipas. O Campeonato é realizado no Barranco da Feira, local mais propício para o vento e as pipas, e são avaliadas as categorias de acordo com a criatividade, tamanho, manobras e distância das pipas, acompanhado sempre de um lance para reforçar a saúde da garotada e no final do Evento é reaizada a entrega dos prêmios e o fechamento. 
O Araçá Mirim desenvolve este Projeto há 4 anos consecutivos trazendo diversão e alegria para a comunidade lençoense em especial as crianças da nossa cidade. Na cidade de Lençóis, diversão para criança é Pipa e os rios. O Instituto Sócio Ambiental Araçá Mirim quer garantir que as crianças e adultos possam se divertir sem usar esta navalha dos ares, trazendo assim tranqüilidade e segurança para todos os moradores e visitantes de Lençóis, tendo claro em nossas mentes que o uso do cerol pode tornar o divertimento das crianças em tragédia. Então, se divirta, solte pipas e faça da nossa cidade um céu colorido de alegria e paz para nossas crianças.   
  •  Oficina de Pintura em Escolas Públicas de Lençóis
        São realizadas anualmente Oficinas de Pintura com alunos de escolas públicas estaduais e municipais de Lençóis, tais como:

  1. Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de junho - comemoração com conscientização e educação ambiental, confecção de pinturas em cartolinas, papel metro e painés com temas relacionados à Natureza, aquecimento global, clima, vegetação, geografia e biologia. Mostra de vídeo ambiental e discussão sobre o vídeo com alunos.
  2. Dia da Árvore - 21 de setembro - comemoração com conscientização e educação ambiental, confecção de pinturas em cartolinas, papel metro e painés com temas relacionados à Natureza, aquecimento global, clima, vegetação, geografia e biologia.

HOJE É O DIA DA CHAPADA DIAMANTINA - 11 de Abril

 A Chapada Diamantina não é só meio ambiente, é comunidade também! A LEI Nº 13.739 criada em  05 de julho 2017 institui, no calendário ofici...