DIA DA EDUCAÇÃO, NOSSA PAIXÃO



Instituto de Desenvolvimento Sócio
Ambiental Araçá Mirim 

Como forma de educar valorizamos as soluções criativas que apresentam novos olhares sobre velhos problemas, a inovação multiplicando valores, a inovação com a simplicidade permite a inovação do conhecimento. A construção coletiva dos saberes, planos e fazeres garante maior justiça nas comunidades beneficiadas e representa melhor os seus interesses.

“O Instituto Araçá Mirim acredita e baseia-se na dignidade humana expressada no exercício da cidadania, na igualdade de oportunidades, na liberdade com responsabilidade, na honestidade e solidariedade. 

A plena realização do ser humano em um contexto de harmonia individual e coletiva, opção viável para promover a dignidade humana, compatibilizando nossas necessidades atuais com as das gerações futuras. Um dos nossos principais valores é a Transparência, pois, relações duradouras dependem de clareza de propósitos e identificação de pontos em comum”.

O DIA DA TERRA



O Dia da Internacional da Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.

"O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza, em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. 

Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro, diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Contudo, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro, os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.

A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após este ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey, e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.

No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. 

Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos. O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. "Foi uma aposta", lembra o senador, "mas funcionou."

APROVADO PELO SENADO O ESTATUTO DA JUVENTUDE




Foi aprovado nesta terça-feira (16) pelo Senado o Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para pessoas de 15 a 29 anos. Com 48 artigos, a proposta assegura a cerca de 52 milhões de brasileiros – acesso a educação, profissionalização, trabalho e renda, entre outros direitos. A matéria agora retorna à Câmara.

A Secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, acompanhou toda a sessão plenária, com outros representantes da SNJ e do Conselho Nacional de Juventude. Segundo a secretária, trata-se de uma vitória histórica. "Após dez anos de tramitação, o projeto representa um marco para a agenda juvenil, transformando a política de juventude em uma política de Estado".


 "GARANTIR DIREITOS É DESENVOLVER O BRASIL"





HOJE É O DIA DA CHAPADA DIAMANTINA - 11 de Abril

 A Chapada Diamantina não é só meio ambiente, é comunidade também! A LEI Nº 13.739 criada em  05 de julho 2017 institui, no calendário ofici...