1ª ETAPA TERRITORIAL DA CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE EM SERTÃO DO SÃO FRANCISCO JUAZEIRO




No ultimo dia 21 de Setembro de 2011, jovens de diversas idades do territorio do Sertão São Francisco se reuniram para debater as politicas públicas de juventude.
As Conferencias territorias tem como plano abranger cerca de 26 territorios de identidade do estado. Nesta etapa,estarão sendo aprofundadas as discurssões sobre o Plano Estadual de Juventude e apontadas as prioridades de cada localidade.
O plano é resultado da primeira conferência estadual que aconteceu em  2009. O documento está subdividido em cinco eixos – ‘Da emancipação e autonomia juvenil’, ‘Do bem estar juvenil’, ‘Do desenvolvimento da cidadania e organização juvenil’, ‘Do apoio à criatividade’ e ‘Do reconhecimento das diversidades’. Os conteúdos são compostos por diretrizes. 

As  Conferências Territoriais tem como principal objetivo aprofundar as discussões que aconteceram nas conferências municipais, além da apresentação das principais demandas da região, no nosso caso a Bahia, e também do debate das políticas públicas para atender a essas questões. Participarão dos encontros integrantes do Conselho Estadual de Juventude, lideranças dos movimentos sociais voltados para público juvenil e jovens lideranças dos mais diversos segmentos sociais (movimento negro, jovem infrator e outros). Educação, saúde, lazer, cultura e trabalho são alguns dos pontos pautados para o debate. Durante o evento, cada região vai eleger um representante para a Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá em Salvador, entre 28 e 30 de outubro. Eles serão responsáveis pela elaboração de um documento contendo as principais ações aprovadas no encontro, que será anexado ao Plano Estadual da Juventude. As demandas serão levadas, também, para a Conferência Nacional da Juventude, que será realizada do dia 09 a 11 de dezembro, em Brasília.
 Segundo o  secretário de Relações Institucionais, Paulo Cézar Lisboa,  a Bahia é o mais avançado dos estados em políticas estaduais da juventude. De acordo com ele, o Plano Estadual de Juventude foi convertido no Projeto de Lei 18.532/2010, em tramitação na Assembleia Legislativa. Com a aprovação, o documento deverá orientar o governo estadual na execução das prioridades para os jovens. Além do plano, foram criados o Conselho Estadual de Políticas para a Juventude e a coordenação com o mesmo nome, responsáveis por articular ações para o segmento juvenil.
A próxima Conferência Nacional de Juventude será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.




                                "O alicerce fundamental da nossa obra é a juventude. "
                                                                  (Che Guevara)

FORMAÇÃO DE MONITORES DO PROGRAMA TELECENTRO.BR


O Curso de Formação de monitores do Programa Telecentros.BR, é o primeiro projeto da Rede Nacional de Formação para a Inclusão Digital, e pretende ajudar na implantação de novos telecentros,alem de fortalecer os telecentros existentes
A formação busca desenvolver a habilidade dos monitores bolsistas para melhor utilizar as TIC's ( Tecnologia de Informação e Comunicação) como uma ferramenta para aprimorar transformações sociais  na comunidade em que o monitor esta incluso.
O curso é a distancia, e propõe uma formação em rede,baseada em relações colaborativas.
A meta do monitor durante o curso é criar um projeto comunitário, onde a comunidade também participe. Para isso o monitor passará por diversas zonas temáticas que farão com que ele reflita sobre a sua realidade, durante o curso existem Fóruns, onde os monitores expressam suas opiniões e também comenta das realidades vividas no telecentros.
O curso é dividido em duas fases, a primeira possui 80h de duração, os monitores conhecem o ambiente com conteúdos básicos. E na segunda fase que possui 400h de duração, os monitores aprofundam os seus conhecimentos.
Cada telecentro possui um gestor, e esse gestor acompanha e ajuda presencialmente os monitores dos seus telecentros. Os monitores alem de ser acompanhados pelo seu Gestor, também é monitorado por um Tutor, que é quem tira suas duvidas sobre o curso online.
O tutor antes de acompanhar o desenvolvimento de cada monitor, passa por um curso preparatório, onde ele aprende como lidar com diversas situações.

Ao final do curso os monitores bolsistas terão um Certificado que comprova a participação do mesmo durante toda a jornada do Curso.

Mais informações sobre o curso visite o site: 

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE SEABRA-Ba


O prefeito José Luis Maciel Rocha decretou no dia 15 de Julho de 2011 a 1ª Confencia Municiapal de Juventude em Seabra.
 O evento aconteceu no dia 04 de Agosto de 2011, na cidade de Seabra (Ba),mas especificamente na UNEB Campus XXIII ,cujo o Lema foi (Juventude,Desenvolvimento e Efetivação De Direitos). Lema esse da Conferencia Nacional de Juventude que acontecerá em Brasilia do dia 09 á 12 de Dezembro. O processo da Conferencia já esta acontecendo em diversos estados e municipios,sendo a Bahia e a Chapada Diamantina um desses, durante essas Conferencias municipais acontecerá a formação das comissões que vão organizar as etapas preparatorias para o encontro Estadual e depois Nacional.
Tendo a participação das Secretarias de Ação Social, Meio Ambiente, Saúde, CRAS, CREAS, Prefeitura, Pastoral, Associações, Centro de Convivência, Casa Abrigo, Conselhos, CMPTE, Sindicatos, Igrejas, UNEB, Escolas, DIREC, Sociedade Civil.
Sendo que os Coordenadores foram a Secretaria Municipal de Ação Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
A Conferencia teve inicio com o Credenciamento que começou as 08 hora, em seguida foi servido o Café da manha, execução do Hino ao Dois de Julho, Composição da mesa, Breves Considerações, Abertura da Conferencia pelos apresentadores Lisvelton Souza e Lissandra Lopes Lima.Depois seguindo com a Leitura e aprovação do regimento por Iramaia Sousa Petronilio. Conferência Magna Juventude, Desenvolvimento E Efetivação De Direitos – Conquistar Direitos, Desenvolver O Brasil.” pela representante da SERIN – Marília Nascimento (COE) Apresentação cultural, Trabalhos de grupos, Intervalo para o almoço.
Depois do almoço, continuou a Conferência com a Apresentação cultural, Escolha dos Eixos sendo eles ( Direito ao desenvolvimento Integral) e (Direito ao territorio) e aprovação de propostas, Cada eixo fez propostas Municipais, Estaduais e Federais e finalizando com a eleição de delegados e encerramento.
Ao final da Conferência foi obtido a estatistica de que dos 210 inscritos na Conferência, somente 166 assinaram a lista de presença. 


Mais informações sobre a Conferencia de Juventude veja esse link:
 Blog da Juventude Bahia

HOJE É O DIA DA CHAPADA DIAMANTINA - 11 de Abril

 A Chapada Diamantina não é só meio ambiente, é comunidade também! A LEI Nº 13.739 criada em  05 de julho 2017 institui, no calendário ofici...