5 de junho de 2013

Minuta Meio Ambiente



Que Meio Ambiente queremos? E o que estamos fazendo para isto?

Aquecimento global, incêndios florestais, furacões, tsunamis... Para muita gente o assunto soa distante, como se a atitude de uma única pessoa não tivesse nada a ver com essas catástrofes naturais. Mas está tudo ligado. E o que você faz no seu dia-a-dia pode sim causar menos estragos.   

Calçada se varre não se lava. Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes, não deixe a geladeira aberta esfriando toda a cozinha... Tem muita coisa simples que pode ser feita para colaborar com a conservação ambiental. 
Todo mundo já deve ter ouvido a história dos Gases de Efeito Estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono (CO2), que impedem que o calor solar retorne ao espaço e fazem com que a temperatura do planeta aumente, provocando degelo, incêndios florestais, mudanças das correntes marítimas e elevação dos níveis dos oceanos. E o problema não é só a poluição. 
Ao falar de meio ambiente temos que levar em consideração questões sociais, culturais, éticas e políticas. É preciso trocar idéias sobre o nosso atual modelo de sociedade, de civilização e de desenvolvimento. A situação é grave. Exige atitudes. Um primeiro passo é sacar qual o impacto ambiental dos nossos hábitos.