22 de março de 2013

ÁGUA! UMA DÁDIVA PARA A VIDA.

ÁGUA é um elemento tão importante é que precisa ser preservado pela geração presente para garantir acesso das gerações futuras. É importante saber que apenas 2,4% da Água é potável, porém somente 0,02 está disponível em lagos e rios que abastecem a podem ser consumidos.
Nessa perspectiva, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulga que "Uma em cada três pessoas que vivem em um país com escassez de água com moderada a alta, e é possível que em 2030 a escassez afeta quase metade da população  mundial, como a demanda pode exceder 40% da oferta. 
Rio Lençóis após Tromba D'água.
Há aumento da concorrência entre agricultores, entre indústria e agricultura, entre a cidade e o campo, entre bacias hidrográficas altos e baixos, e entre aqueles que vivem em ambos os lados das fronteiras. 

Foto do Rio Lençóis
As mudanças climáticas e as necessidades da população, que continua a crescer e prosperar, significa que devemos trabalhar juntos para proteger e gerenciar este recurso frágil e limitado. " 




 (Mensagem do Secretário-Geral da ONU sobre o Dia Mundial da Água)
  
A cooperação na área de água é fundamental para a segurança de redução da pobreza, justiça social e igualdade de gênero. Boa gestão e cooperação entre diferentes grupos de usuários promover o acesso à água, o combate à escassez e contribuir para a redução da pobreza. Cooperação permite um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos e resulta em benefícios mútuos e melhores condições de vida. É também essencial para a preservação dos recursos hídricos, a proteção do meio ambiente e pode ajudar a superar as tensões culturais, políticas, sociais e estabelecer a confiança entre as pessoas, comunidades, regiões ou países.