19 de novembro de 2013

Cine Socioambiental Araçá Mirim nas comunidades rurais.

O Instituto Araçá Mirim vem realizando Mostra de Vídeo Socioambiental em comunidades rurais em torno do Parque Nacional da Chapada Diamantina, com o objetivo de levar informação, cultura e lazer a assentados da agricultura familiar, quilombolas, comunidades de fundo de pasto e moradores dentro de unidades de conservações ambientais como a APA - Marimbus Iraquara e o Parque Nacional da Chapada Diamantina. 
A iniciativa vem rodando o Território Chapada Diamantina uma vez a cada mês com parceria do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, escritório do Parna Chapada Diamantina
Cada Encontro prevê duas mostras de vídeo, uma infanto juvenil e outra com temas socioambientais para a comunidade em geral, sempre acompanhadas de um bate papo com a comunidade e levantamento de aspectos e suas necessidades para futuros projetos e iniciativas. Este Projeto teve apoio do Ministério da Cultura e Programa + Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
 
Em 29 de setembro de 2013 foi realizando o Encontro no assentamento Rosely Nunes no município de Itaetê, Bahia com a presença da comunidade em geral, agricultores, crianças e adolescentes, jovens e a participação fundamental da Brigada de Combate a Incêndios Florestais do Assentamento Rosely Nunes, os brigadistas fizeram uma articulaçao especial antes e durante o acontecimento do Encontro. 
encontro que foi realizado dentro da sede da Agrovila do assentamento.






 Em 08 de novembro de 2013 foi realizado o Encontro no povoado doTejuco, aos pés da Serra do Sincorá, município de Palmeiras, Bahia, contamos com da comunidade em geral, idosos, muitas crianças, mães amamentando, adolescentes e jovens. O Encontro foi realizado na rua central do povoado e contou com a participação fundamental da escola municipal local. 


Para este ano ainda está previsto o Encontro no povoado do Pau Ferrado, distrito município de Ibicoara, Bahia. O Instituto Araçá Mirim realizará 06 Encontros por ano sendo 03 apresentações por semestre, com parceria do ICMBio Parna Chapada Diamantiana poderemos levar ao maior número possível de pessoas e comunidades esta iniciativa com informação, cultura e lazer.