15 de dezembro de 2011

2ª Conferência Nacional de Juventude

Com o tema Conquistar direitos, desenvolver o Brasil, os jovens brasileiros sairam de seus estados para debater propostas de melhorias para o Brasil em Brasilia do dia 09 à 12 de Dezembro, o evento aconteceu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, apartir das 10h da manhã começou o credenciamento nos hoteis. As 18:00h começou a Abertura solene da 2ª Conferencia Nacional de Juventude e assinatura de convenio da Secretaria Geral da Presidencia da Republica com o Ministerio das Comunicações de projetos de inclusão digital da juventude rural, tendo em seguida o jantar e após a refeição os jovens tiveram uma atividade cultural que foi o show da cantora Preta Gil, que fechou o dia com chave de ouro, segundo comentarios da maioria dos jovens.
No segundo dia (10/12) das 8:30 às 11h teve a apresentação da mesa " Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos" e também o lançamento de programas da Secretaria Nacional de Juventude. Depois os grupos de trabalho se iniciaram das 11h às 13h e das 14:30 às 18:30 h. As 18:30h teve abertura da mesa " Juventude e relações internacionais: cooperação sul- sul pelos direitos da juventude " e depois outra mesa com o tema " Dialogos sociais: rumo à Rio+20 com complementação das atividades autogestionadas que teminou as 20:00h. Em seguida teve o jantar e as 21:30 teve inicio as atividades cultural com as atrações Ellen Oléria, Gog e Forró do Lance.
No terceiro dia (11/12) das 08:00 às 13:00h teve inicio das plenarias dos Eixos tematicos que depois se prolongou das 14:30 às 17:00h , em seguida teve a pausa para o jantar e em seguida a atividade cultural que se iniciou as 20:30 h com a atração musical Moveis Coloniais de Acaju.
E no ultimo dia (12/12 ) das 8:30 às 13h Plenaria final e em seguida fechamento do evento com uma banda de percussão de Brasilia.
A 2ª Conferência Nacional de Juventude teve a aprovação de 44 objetivos, distribuídos em cinco eixos. Sendo eles: 1. Direito ao desenvolvimento integral, 2. Direito ao territorio, 3. Direito a experimentação e qualidade de vida, 4. Direito à diversidade e à vida segura, 5. Direito a participação e fortalecimento institucional. As prioridades da juventude brasileira contaram com a maioria dos votos de cerca de 2 mil delegados de todos os estados presentes, e a Bahia foi considerada uma das maiores delegações presentes no evento.
Isso é Juventude baiana ativa!


Nenhum comentário: