30 de setembro de 2011

1ª Etapa territorial da Conferencia de Juventude em Sertão do São Francisco (Juazeiro)




No ultimo dia 21 de Setembro de 2011, jovens de diversas idades do territorio do Sertão São Francisco se reuniram para debater as politicas públicas de juventude.
As Conferencias territorias tem como plano abranger cerca de 26 territorios de identidade do estado. Nesta etapa,estarão sendo aprofundadas as discurssões sobre o Plano Estadual de Juventude e apontadas as prioridades de cada localidade.
O plano é resultado da primeira conferência estadual que aconteceu em  2009. O documento está subdividido em cinco eixos – ‘Da emancipação e autonomia juvenil’, ‘Do bem estar juvenil’, ‘Do desenvolvimento da cidadania e organização juvenil’, ‘Do apoio à criatividade’ e ‘Do reconhecimento das diversidades’. Os conteúdos são compostos por diretrizes. 

As  Conferências Territoriais tem como principal objetivo aprofundar as discussões que aconteceram nas conferências municipais, além da apresentação das principais demandas da região, no nosso caso a Bahia, e também do debate das políticas públicas para atender a essas questões. Participarão dos encontros integrantes do Conselho Estadual de Juventude, lideranças dos movimentos sociais voltados para público juvenil e jovens lideranças dos mais diversos segmentos sociais (movimento negro, jovem infrator e outros). Educação, saúde, lazer, cultura e trabalho são alguns dos pontos pautados para o debate. Durante o evento, cada região vai eleger um representante para a Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá em Salvador, entre 28 e 30 de outubro. Eles serão responsáveis pela elaboração de um documento contendo as principais ações aprovadas no encontro, que será anexado ao Plano Estadual da Juventude. As demandas serão levadas, também, para a Conferência Nacional da Juventude, que será realizada do dia 09 a 11 de dezembro, em Brasília.
 Segundo o  secretário de Relações Institucionais, Paulo Cézar Lisboa,  a Bahia é o mais avançado dos estados em políticas estaduais da juventude. De acordo com ele, o Plano Estadual de Juventude foi convertido no Projeto de Lei 18.532/2010, em tramitação na Assembleia Legislativa. Com a aprovação, o documento deverá orientar o governo estadual na execução das prioridades para os jovens. Além do plano, foram criados o Conselho Estadual de Políticas para a Juventude e a coordenação com o mesmo nome, responsáveis por articular ações para o segmento juvenil.
A próxima Conferência Nacional de Juventude será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.




                                "O alicerce fundamental da nossa obra é a juventude. "
                                                                  (Che Guevara)

Nenhum comentário: