1 de abril de 2011

Conselheiros e mesa diretora do CEJUVE são empossados nessa quinta-feira

Cerimônia de posse CEJUVE
A posse dos membros do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE) para o biênio 2011 - 2012 aconteceu na manhã dessa quinta -feira (31) de março, na Assembléia Legislativa da Bahia.  O encontro foi mediado por Felipe Freitas, presidente do Conselho na gestão de 2009-2010.
No encontro, além de nomear os conselheiros, foi definida a nova mesa diretora do CEJUVE, composta pelo presidente, o vice- presidente e o secretário executivo.  Como presidente, o poder público elegeu Juremar Oliveira, que na gestão anterior ocupou o cargo de presidente e em 2010 foi vice do Conselho. Já posto de vice, foi ocupado pela representante da sociedade civil Rebeca Ribas.
O presidente não escondeu a satisfação de presidir o CEJUVE pela segunda vez e destacou a responsabilidade que passa a assumir junto com as dezenas de movimentos juvenis de pautar as demandas da geração de jovens baianos. Segundo ele, a experiência da convivência com a estrutura do poder público e com a diversidade de opiniões dos movimentos juvenis será usada como parâmetro nessa gestão.  “Esse acumulo não deve se perder nesse mandato. O que foi positivo será usado como exemplo e aprenderemos com os desacertos”.
Ainda de acordo com Oliveira, o primeiro ano do CEJUVE rompeu com o imediatismo. “Não é fácil criar algo a partir do que não existe. Nessa nova gestão precisamos ‘jogar para cima’ e usar a experiência da gestão anterior para aumentar o patamar de elaboração de políticas de juventude, fortalecer métodos que ampliem a democracia, a influência do Conselho junto ao governo e sociedade civil e a participação juvenil no CEJUVE”.
A vice- presidente, Rebeca Ribas, destacou a representação significativa da participação das mulheres no CEJUVE e relembrou o importante papel de Eliane Souza, que foi vice- presidente do Conselho em 2009.  Riba também destacou o valor de se manter conselhos que atuaram na gestão anterior, porém enfatizou a importância da chegada dos novos membros.
“Nessa nova composição conseguimos conservar conselheiros da gestão passada, e isso faz com que tenhamos uma herança mínima para continuar. Os novos nos tás uma carga de renovação importante para dá mais vida, já que eles chegam com disposição e muita garra. Isso é muito importante para um espaço como o CEJUVE que é cheio de desafios”, aponta Ribas. 
Na cerimônia, a senadora Lídice da Matta (PT) ressaltou a importância da data de 31 de março (quando houve o golpe militar de 1964) para falar sobre as conquistas políticas que os jovens brasileiros e baianos têm alcançado desde então. A vereadora Olívia Santana (PCdoB), enfatizou a violência contra os jovens de comunidades social e economicamente menos favorecidas. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comentou, também, a importância política da mobilização juvenil, destacando o grande poder de transformação da realidade social que os jovens têm. Além das parlamentares, falaram, também, diversos deputados estaduais, como o Yulo Oiticica (PT), da frente parlamentar de políticas públicas para a juventude; José de Arimateia (PRB); Capitão Tadeu (PSB); Maria Del Carmen (PT); Sildevan Nóbrega; Álvaro Gomes (PCdoB); Rosemberg Pinto (PT). Também discursaram os deputados federais Nelson Pelegrino (PT), Daniel Almeida (PCdoB) e Luís Alberto (PT). Participaram da solenidade diversas entidades do movimento jovem e estudantil, representantes de comunidades tradicionais e grupos sociais minoritários da Bahia, além de representantes do governo do Estado.
Representação do Araçá Mirim no CEJUVE

Desafios
Temos muitos desafios, admite a vice-presidente.  O Conselho precisa aprimorar seus mecanismos de funcionamento e processos. Temos a tarefa de fazer com que a juventude veja cada vez mais no Conselho um espaço de referência para trazer suas questões e propostas.  “Os mecanismos que o CEJUVE tem para fazer o monitoramento e proposição das políticas de juventude precisam ser focados”.
“Uma das principais metas do Conselho Estadual de Juventude é construir a maior Conferência Nacional de Juventude do país, tanto em número de participantes quanto na elaboração de diretrizes”, afirmou Juremar Oliveira.



Fontes: www.juventude.ba.gov.br / http://www.jusbrasil.com.br/politica/6801253/conselho-estadual-de-juventude-elege-diretoria

Nenhum comentário: